KPIs (indicadores-chave de desempenho) de marketing: Redes sociais, TikTok, Instagram, YouTube, Facebook & Co.
KPIs de marketing – Calcule gratuitamente com as nossas 10 ferramentas KPI! Quer realmente compreender o sucesso dos seus esforços de marketing? Então deve familiarizar-se com os KPIs mais importantes. Quer gere um sítio Web, faça marketing nas redes sociais ou adopte outras estratégias de marketing, a compreensão e a utilização de KPI (indicadores-chave de desempenho) relevantes permitir-lhe-ão quantificar o sucesso das suas acções e optimizar as suas estratégias de marketing. Nesta publicação do blogue, vamos apresentar-lhe os principais KPIs que pode utilizar para medir o sucesso das suas actividades de marketing e preparar o seu caminho para o sucesso.
KPI num relance: Isto é o que se aprende aqui
Dica! Abaixo encontra explicações detalhadas, fórmulas e exemplos para todos os KPIs. É isto que aprende aqui:
Índice | Breve descrição | Fórmula |
---|---|---|
Taxa de envolvimento | Interacções / Fãs x 100 | (Compromissos / Fãs) x 100 |
Retorno dos gastos com publicidade (ROAS) | Receitas de publicidade / custos de publicidade | Receitas de publicidade / custos de publicidade |
Impressões | Número de impressões de anúncios | – |
Alcance | Pessoas que viram o conteúdo | – |
Custo por mil contactos (CPM) | Custos de publicidade / Alcance | (Custos de publicidade / Alcance) x 1.000 |
Taxa de cliques (CTR) | Cliques / Alcance x 100 | (cliques / alcance) x 100 |
Taxa de conversão (CR) | Conversões / Interacções | (Conversões / Interacções) x 100 |
Taxa de conversão de leads em negócios (LDCR) | Negócios / Leads | (Negócios / Leads) x 100 |
Custo por lead (CPL) | Custos de publicidade / contactos | Custos de publicidade / contactos |
Custo por clique (CPC) | Custos de publicidade / cliques | Custos de publicidade / cliques |
Valor do tempo de vida do cliente | Valor médio dos clientes | – |
Partilha de voz (SOV) | Menções próprias / Total | (Menções próprias / Total) x 100 |
Taxa de envolvimento
Fórmula: Como calcular a taxa de envolvimento?
- Taxa de envolvimento = (envolvimento [gostos, comentários e partilhas] / seguidores) x 100
Exemplo
Se for registado um total de 120 compromissos (tais como visualizações de vídeos, gostos, comentários, partilhas, etc.) num dos seus canais de redes sociais e um total de 3600 utilizadores o seguirem, isto resulta numa taxa de compromisso de cerca de 3,23%.
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Retorno dos gastos com publicidade (ROAS) / Retorno do investimento (ROI)
Fórmula: Como calcular o retorno dos gastos com publicidade?
- ROAS = Receitas de publicidade / Custos de publicidade
Exemplo
Se gastou 20.000 euros em anúncios no Facebook em Janeiro e obteve um lucro total de 80.000 euros, o retorno do investimento em anúncios é de 4 euros. Isto significa que cada euro investido gerou um lucro de 4 euros.
A análise do ROAS mostra se um canal de redes sociais analisado é rentável para si. Porque, certamente, não quer gastar mais dinheiro em publicidade a longo prazo do que aquele que ela traz. Por isso, um ROAS mais elevado é melhor.
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Calcule gratuitamente o retorno do investimento em publicidade online:
Impressões vs. alcance
Incluímos esta métrica separadamente porque é importante não olhar para as impressões ou para o alcance individualmente, mas sim combinar ambas as métricas. Em poucas palavras:
- Impressões = número de impressões de anúncios
- Alcance = número de pessoas que viram o conteúdo
Custo por mil contactos (CPM) / Custo por alcance (CPR)
Fórmula: Como se calcula o custo por mil contactos?
- CPM = (custos de publicidade / alcance) x 1.000
Exemplo
Digamos que gastou 10.000 euros numa campanha publicitária no Instagram que foi vista por 400.000 utilizadores. O CPM é então de 25 euros por cada 1.000 utilizadores alcançados.
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Taxa de cliques
Fórmula: Como é que se calcula a taxa de cliques?
- Taxa de cliques = Cliques / Alcance total x 100
Exemplo
Por exemplo, se um anúncio for apresentado 500 vezes e clicado 10 vezes, a taxa de cliques é de 2%.
A taxa de cliques é outro número-chave no marketing em linha. Indica o rácio entre o número de cliques num anúncio e o alcance total. Se a taxa de cliques de um anúncio for particularmente baixa, deve verificar se o grupo-alvo é o correcto ou se é necessário alterar a imagem, o texto ou o apelo à acção.
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Calcule a sua taxa de cliques online gratuitamente:
Taxa de conversão
Fórmula: Como é que se calcula a taxa de conversão?
- Taxa de conversão = (Conversões / Interacções) x 100
Exemplo
A taxa de conversão é calculada dividindo o número de conversões pelo número total de interacções que resultaram numa conversão no mesmo período. Supondo que tem 100 conversões de 2.000 interacções, a taxa de conversão é de 5% porque 100 / 2.000 = 5%.
A taxa de conversão é a percentagem de utilizadores que realizam uma acção desejada. Um exemplo típico é a percentagem de visitantes de um sítio Web que efectuam uma compra. A taxa de conversão também pode ser relacionada com os respectivos canais de marketing, por exemplo, para calcular a taxa de conversão dos seus anúncios nas redes sociais.
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Taxa de conversão de leads em vendas (LDCR)
Como é que se calcula a taxa de conversão de leads em negócios?
- Taxa de conversão de leads em negócios = (negócios / leads) x 100
Exemplo
Digamos que gerou 2.000 novos contactos através dos seus anúncios nas redes sociais em Outubro, o que resultou em 40 negócios. Então, a taxa de conversão de leads em negócios é de 2%, porque 40 é dividido por 2.000 e multiplicado por 100.
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Custo por contacto
Fórmula: Como é que se calcula o custo por lead?
- CPL = Custos de publicidade / Leads
Exemplo
Para calcular o custo por lead, deve começar por acompanhar as suas conversões para determinar o número de leads gerados. Isto diz-lhe o que acontece depois de um utilizador clicar no seu anúncio. O custo por contacto é calculado dividindo o custo de um anúncio ou campanha pelas conversões que gera.
Calcule gratuitamente o seu custo por contacto em linha:
Custo por clique
Fórmula: Como é que se calcula o custo por clique?
- CPC = custos de publicidade / cliques
Exemplo
Para calcular o CPC, divide-se o custo total da publicidade pelo número total de cliques no anúncio. Digamos que gastou 400 euros num anúncio que gerou 100 cliques, então o CPC é de 4 euros.
Calcule o seu custo por clique online gratuitamente:
Custo de aquisição de clientes (CAC)
Fórmula: Como é que se calcula o custo por lead?
- CAC = ( Custos de Marketing / Vendas )
O custo de aquisição de clientes é, sem dúvida, uma das métricas mais importantes para uma empresa em crescimento. O CAC (Custo de Aquisição de Clientes), como o nome sugere, indica o custo total de aquisição de um novo cliente.
Esta métrica é crucial, pois dá-lhe uma orientação clara para avaliar as suas actividades de marketing. Se uma campanha de marketing não gerar novos clientes a um preço mais baixo do que os seus actuais custos de aquisição de clientes e, em vez disso, ajudar a aumentá-los, provavelmente não é uma actividade que justifique o tempo precioso da sua equipa.
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Valor do tempo de vida do cliente (CLV)
Construir a confiança e a lealdade dos clientes é um grande desafio para as empresas. Um valor-chave importante neste domínio é o Customer Lifetime Value (CLV). Este valor reflecte o valor médio que um cliente tem para uma empresa ao longo de toda a duração da relação com o cliente.
Partilha de voz (SOV)
Fórmula: Como calcular a quota de voz?
- Quota de voz = (soma das menções próprias / soma de todas as menções relevantes de todos os concorrentes) x 100
Exemplo
Por exemplo, se as hashtags da sua empresa forem mencionadas 60 vezes e as outras hashtags relevantes forem mencionadas um total de 100 vezes, terá uma quota de voz de 60%. Isto significa que se estabeleceu como um líder de opinião na sua área.
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Canal e conteúdo das redes sociais
Seguidores / Fãs
Actualmente, o simples número de seguidores ou fãs não diz muito sobre um perfil nas redes sociais. Muitos utilizadores compram gostos ou seguidores para parecerem melhores à primeira vista (leia mais no nosso artigo sobre falsos influenciadores). Mesmo que não o faça, não é aconselhável basear-se apenas no número de seguidores como métrica. Por exemplo, se o seu tema for um nicho, terá um público mais pequeno.
As questões que se seguem são muito mais importantes:
- Como evoluiu o número dos seus seguidores nos últimos meses?
- Com que frequência é que os seus fãs interagem com o seu conteúdo?
Partilhar / Repostar
O número de partilhas ou repostagens mostra a frequência com que as suas publicações ou conteúdos foram partilhados. Quando as suas publicações são mais partilhadas, beneficia não só do seu próprio alcance, mas também do alcance de outros utilizadores e das suas redes. Isto pode fazer com que a sua publicação se torne viral e atinja novos grupos-alvo.
Por isso, se o seu objectivo é gerar mais alcance e aumentar o seu perfil, deve esforçar-se por passar a palavra.
aumentar o número de partilhas e retweets.
Comentários
O número de comentários é também uma métrica de envolvimento. No Facebook, o número de comentários também pode aumentar o alcance, uma vez que as suas publicações aparecem nos feeds dos utilizadores que comentaram. No entanto, é importante não olhar apenas para o número de comentários como uma métrica, mas também considerar a qualidade dos comentários. Os comentários são expressões de opinião e é importante não descurar o aspecto qualitativo.
Reacções / gostos
Trata-se do número de reacções às suas publicações nas redes sociais e não dos gostos das suas contas em si. É claro que quer sempre que as pessoas gostem do seu conteúdo e lhe dêem gostos ou reacções de emoji no LinkedIn, por exemplo. Pode monitorizar este KPI ao longo do tempo para ver se a qualidade das suas publicações está a melhorar continuamente.