Publicidade no Facebook – Mais de 3 mil milhões de utilizadores, um manancial de dados para o seu marketing nas redes sociais! Não para grupos-alvo mais jovens, mas para grupos-alvo mais velhos com rendimentos e património suficientes. Ideal para sectores como o turismo, o imobiliário ou mesmo o alimentar. A questão é: como é que os anúncios do Facebook funcionam? Conheça os primeiros conhecimentos da nossa agência de Facebook sobre o tema dos anúncios, a estratégia por detrás dos anúncios, os vários formatos de anúncios, os custos e os KPIs (indicadores-chave de desempenho) no Facebook. Isto traz-lhe várias vantagens, porque também pode controlar os anúncios no Instagram ou no Whatsapp Messanger através do Facebook ou da meta empresa-mãe. Muitas possibilidades para o seu marketing social.
Dúvidas? Fale connosco ou escreva aos nossos especialistas em anúncios do Facebook: Contacto
Sem anúncios, apenas alcança 1% a 3% dos seus seguidores! Os anúncios do Facebook garantem que pode aumentar o seu alcance mais rapidamente.
Anúncios sociais no Facebook – vantagens da maior rede / maior grupo-alvo: O Facebook é atualmente a maior rede social do mundo, com mais de 3 mil milhões de utilizadores registados. Uma enorme plataforma para ideias e produtos novos, mas também bem conhecidos.
Tudo começa na oficina e com a primeira análise.
Desenvolvimento de estratégias Anúncios do Facebook
Processo de desenvolvimento de estratégias para anúncios do Facebook:
Analisar a situação real/objetivo; criar uma conta de publicidade, se necessário
Estratégia de anúncios do Facebook
Conceito, conceção e realização
Definir uma estrutura de campanha
Testes, aprendizagem e otimização contínua
Relatórios e feedback
Controlável, mensurável: vantagens
Vantagem dos dados do utilizador (segmentação) – Outra grande vantagem do Facebook é o conjunto extremamente vasto de dados que pode ser utilizado para anúncios segmentados para grupos de utilizadores individuais (estratégia). Quanto melhor os anúncios individuais (campanhas) forem adaptados a grupos-alvo individuais, mais eficaz será o efeito (segmentação).
Receita de sucesso para dezenas de milhares de empresas – É precisamente esta receita de sucesso que faz do Facebook um dos canais de marketing e vendas da maioria das empresas.
Nunca antes foi possível chegar às pessoas (em qualquer lugar, a qualquer hora) tão facilmente!
Vantagem da segmentação – pode apresentar anúncios a pessoas de pequenas aldeias que mostram meios de comunicação “rurais”, enquanto as pessoas da grande cidade vêem um anúncio completamente diferente, com muito betão e “vida urbana”. Os jovens, os idosos, os homens, as mulheres, todos estes grupos-alvo podem ser segmentados.
Já estamos a prestar apoio aos nossos clientes:
mais de 100.000 euros gastos em anúncios do Facebook por mês
Vantagens dos anúncios do Facebook num relance:
Maior rede / maior grupo-alvo
Utilizar dados do utilizador (segmentação)
Melhores práticas de dezenas de milhares de empresas
Segmentação de grupos-alvo
…
Exemplo de anúncio: Infografia
Os anúncios do Facebook podem aparecer de várias formas. No sítio web facebook.com, na aplicação Facebook, até no Facebook Messenger, pode utilizá-los para objectivos de vendas, mas também para recrutamento de funcionários. Regra geral, no entanto, os anúncios centram-se nestas áreas.
Aqui está uma infografia simples e esquemática para si!
A grande vantagem dos anúncios do Facebook é a apresentação extremamente precisa de anúncios individuais a grupos-alvo individuais.
Exemplo: Anunciar apenas utilizadores do iPhone 13
Um exemplo (grupo-alvo: utilizadores do iPhone 13):
Digamos que só quer um grupo-alvo muito abastado. Um truque: “O último modelo de iPhone”. Por outras palavras, apenas os utilizadores do Facebook com iPhone 13 (relativamente caro em comparação), ou seja, apenas um modelo específico, o iPhone 13. Provavelmente mais afluente do que os utilizadores com iPhone 8, iPhone 9 ou iPhone 10 ou outras marcas.
publicidade de forma direcionada:
Telemóvel
IPhone
Modelo: 13
Fórmula do Facebook: 3 passos para uma estratégia
Uma boa estratégia de publicidade no Facebook que venda produtos requer, portanto, 1) a segmentação dos grupos-alvo, 2) as campanhas/meios individuais e 3) o alcance qualitativo e quantitativo correto.
Uma boa estratégia de anúncios no Facebook significa: Os seus produtos
Segmentação de grupos-alvo
Segmentação de campanhas / meios de comunicação
Alcance qualitativo e quantitativo
Esta combinação garante o desempenho.
Orçamento dos meios de comunicação social
É exatamente para isso que serve uma boa agência de publicidade no Facebook: seleção! Se pensarmos em todos os parâmetros, podemos apresentar anúncios no site, na aplicação ou no Messenger, para diferentes fabricantes de smartphones, tipos de modelos, mulheres, homens, faixas etárias, interesses…
Muitas possibilidades, muitas fontes de erro – a experiência faz a diferença!
Aqui, é possível gastar rapidamente um grande orçamento para os meios de comunicação! Uma agência de Facebook boa e experiente garante que os orçamentos são utilizados de forma eficiente. As campanhas individuais são constantemente optimizadas para que os indicadores-chave de desempenho (KPIs) se tornem cada vez mais eficientes!
A publicidade no Facebook é facilitada pela empresa-mãe meta. Basta introduzir os dados do seu cartão de crédito e está pronto a começar! Porquê? Porque se pode ganhar muito dinheiro rapidamente. Quanto mais preciso for o envio de um anúncio, melhores serão os números-chave que ficará a conhecer. Quanto melhores forem os índices, melhor será o rácio entre os custos de aquisição e o lucro por cliente, se nos mantivermos no aspeto das vendas.
Como é que os anúncios do Facebook funcionam? Informações
Aqui está uma breve visão das possibilidades técnicas que utilizamos para si como agência do Facebook. 3 pequenos exemplos.
O conteúdo em primeiro lugar! O conteúdo é rei. Para os utilizadores, mas também para o algoritmo do Facebook. Nada funciona sem um bom conteúdo, e é por isso que fazemos “mais do que apenas” posts, concentramo-nos no desempenho.
Apenas um exemplo, para além dos 85% de anúncios regulares
Clickbaiting: Atenção em 1 segundo
Por exemplo, através de clickbait, para uma atenção rápida e o desejo de mais, que é o objetivo desta ferramenta.
O conteúdo deve ativar os utilizadores diretamente, porque só tem uma fração de segundo para gerar atenção. A sua concorrência está apenas a um toque de distância.
Um exemplo muito simples seria um vídeo do Facebook que é apresentado aos utilizadores como um anúncio. Dica! Sempre com voz e texto se o som estiver desativado. O início:
Já o sabeis?
Ainda não criámos um título escandaloso, mas já chamámos a atenção do utilizador, “sei o quê”? A taxa sobe imediatamente, independentemente do tempo médio em que o utilizador vê o vídeo publicitário ou clica. Mas o clickbait é ainda mais flagrante.
Esta coisa mudou a minha vida!
Uma certa percentagem de utilizadores toma agora também consciência de “o que mudou a sua vida”? Eles querem saber mais e você tem X mais tempo de visualização e cliques.
Ou também:
8 pontos que mudaram a minha vida. O número 7 foi intenso!
Estes títulos activam mais utilizadores e atraem a atenção. Quanto mais eficiente for o anúncio, melhor será o desempenho e mais objectivos alcançará com os seus anúncios do Facebook.
Ao mesmo tempo, pode ver que há muitas formas de atingir os utilizadores com anúncios. É por isso que todas elas são testadas umas contra as outras! Aqui chegámos. Duas das nossas pequenas informações sobre anúncios do Facebook.
Testes de separação: otimização de campanhas (exemplo de um automóvel elétrico)
Explicando de forma simples, os testes de divisão ou testes A/B comparam diferentes formatos de anúncios.
Utilizando um valor-chave como a taxa de cliques, os diferentes anúncios (mas também os grupos-alvo, etc.) podem ser comparados entre si.
Ecrã A – 5,6%
Ecrã B – 5,9%
Ecrã C – 3,6%
…
Os anúncios são testados, mas também os grupos-alvo. Anúncios A / B / C para homens, para mulheres, para uma determinada idade.
Anúncio A / Homens – 6,2%
Anúncio A / Mulheres – 6,9%
Anúncio B / Homens – 7,3%
…
Também são testados modelos de telemóveis, como descrito acima, cores da página de destino e muito mais.
Ecrã A / Homens / iPhone 13
Ecrã A / Homens / iPhone 12
Ecrã A / Homens / iPhone 11
…
Os interesses também são possíveis, por exemplo, para um fabricante de automóveis eléctricos:
Anúncio A / Homens / iPhone 13 / Interesse “Tesla” / Anúncio de vídeo
E assim por diante…
Os bons resultados recebem mais orçamento para os meios de comunicação, os resultados menos bons são alterados ou eliminados. Desta forma, os anúncios individuais (campanhas) tornam-se cada vez mais eficientes e os números-chave cada vez melhores.
KPIs para publicidade no Facebook
Dependendo da estratégia de redes sociais e da estratégia geral de publicidade, os objectivos com os respectivos índices diferem. A monitorização das redes sociais analisa vários indicadores-chave de desempenho(KPI, objectivos de desempenho) no Facebook. Aqui estão alguns dos exemplos e termos técnicos mais importantes.
Para muitos (com uma loja em linha, mas também no comércio a retalho tradicional), há uma coisa que conta acima de tudo: as vendas. Os termos técnicos em marketing de redes sociais, conversão (atingir determinados objectivos comerciais), ou a taxa de conversão para subscrições de boletins informativos, registo para um webinar ou mesmo as suas vendas diretas na loja online.
CPM: Custos para 1.000 anúncios
CPM – CPM (custo por 1.000 anúncios), ou seja, “Custos por Milha”, indica-lhe quanto custa apresentar o seu anúncio 1.000 vezes. Falando de custos, os custos dos anúncios nunca são os mesmos, diferem devido a muitos parâmetros. No entanto, o importante para a diferença de preço é, por exemplo, a concorrência: quantos concorrentes também anunciam nas suas palavras-chave?
Cálculo:
CPM = Custos / Visualizações
0,20 euros = 2.000 euros / 10.000 visualizações
CPC: Custo por clique
CPC – O CPC (Custos por clique) descreve o montante dos custos incorridos por um clique no seu “alvo” (o seu próprio canal do Facebook, a sua loja do Facebook, anúncios de emprego no Facebook, a sua loja online, páginas de destino, etc.).
Cálculo:
CPC = custos / cliques
2 euros = 2.000 euros / 1.000 cliques
O indicador-chave de desempenho (CPC) é importante porque o alcance por si só (especialmente no aspeto das vendas) é pouco significativo.
Mais importante ainda, porém, é a taxa de conversão e a LAC.
Taxa de conversão: medição do objetivo
Taxa de conversão – Esta percentagem diz respeito ao sucesso alcançado pelos anúncios do Facebook. O cálculo é muito simples: Se o seu anúncio foi reproduzido 100.000 vezes no Facebook e o seu objetivo foi atingido 2.000 vezes (por exemplo, vendido), a taxa de conversão é de 2%.
Cálculo:
Taxa de conversão = Leads / Visualizações * 100
2% = 2.000 / 100.000
LAC: Custos de Aquisição de Chumbo
LAC – LAC (Lead Acquisition Costs), ou seja, os custos de fecho de uma venda, mostram o “preço de compra por cliente” final, em termos simples. A eficácia da publicidade no Facebook pode então ser rapidamente medida, basta colocar o lucro por cliente em relação aos custos de aquisição.
Taxa de envolvimento: Interação
Envolvimento / Interação – A taxa de envolvimento (interação) é calculada através de gostos, comentários, mensagens diretas, menções (marcação), impressões (visualizações de página) para cliques na loja online.
Mudar os anúncios do Facebook: Sítio Web e aplicação
Anúncio no feed do Facebook (aplicação)
Anúncio como história do Facebook (aplicação)
Anúncio como publicação no feed do Facebook (sítio Web)
Anúncio como recomendação na barra lateral (sítio Web)
Anúncio no feed do Facebook (aplicação)
Anúncio como história do Facebook (aplicação)
Anúncio como publicação no feed do Facebook (sítio Web)
Anúncio como recomendação na barra lateral (sítio Web)
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